Os Derivados sobre índices da NYSE Liffe

Os índices são instrumentos que permitem quantificar variações na economia ou nos mercados financeiros. De uma forma geral, os índices englobam as ações mais negociadas no mercado a que se referem. Tais índices abrangem o valor médio em moeda corrente de determinado grupo de ações, consideradas mais representativas no movimento total do mercado ou de empresas de determinados setores da economia.

Ao contrário do que acontece com as ações, não é possível negociar diretamente índices no Mercado à Vista. Esta barreira física é colmatada pela existência de produtos derivados sobre índices.

Os produtos derivados são instrumentos financeiros cujo valor deriva de outros instrumentos/ bens e que assumem a forma de contratos, usualmente de futuros e/ou opções, entre duas partes. A utilização de contratos de futuros ou opções sobre índices permite fixar os termos de compra ou de venda do índice no momento de vencimento do contrato, ganhar exposição a um cabaz de ações de uma forma mais simples e económica, aumentar o leque de escolhas e estratégias de investimento satisfazendo assim diferentes investidores com níveis de risco distintos.

A NYSE Liffe disponibiliza, através dos seus mercados locais de Amesterdão, Bruxelas, Londres, Lisboa e Paris diversos contratos de futuros e opções sobre índices:

- AEX (índice calculado com base numa amostra de 35 emissões de ações negociadas no Mercado de Amesterdão) https://globalderivatives.nyx.com/pt-pt/stock-indices/nyse-liffe/contrac...,

- BEL20 (índice calculado com base numa amostra de 20 emissões de ações negociadas no Mercado de Bruxelas) https://globalderivatives.nyx.com/pt-pt/stock-indices/nyse-liffe/contrac...,

- FTSE (índice calculado com base numa amostra de 100 emissões de ações negociadas no Mercado de Londres) https://globalderivatives.nyx.com/pt-pt/stock-indices/nyse-liffe/contrac...,

- PSI20 (índice calculado com base numa amostra de 20 emissões de ações negociadas no Mercado de Lisboa) https://globalderivatives.nyx.com/pt-pt/stock-indices/nyse-liffe/contrac..., e

- CAC40 (índice calculado com base numa amostra de 40 emissões de ações negociadas no Mercado de Paris) https://globalderivatives.nyx.com/pt-pt/stock-indices/nyse-liffe/contrac....

Em qualquer dos casos e, considerando que estão admitidos num Mercado Regulamentado (NYSE Liffe), as características dos contratos são estandardizados e conhecidas a todo o momento.

Os contratos de derivados sobre índices são particularmente indicados para a cobertura de risco associadas às variações de cotação e proteção da rentabilidade de uma carteira. Permitem, além disso, e, atendendo à mobilização inferior de capital (o investimento inicial é apenas uma parte do investimento total – margem) uma rendibilidade superior aquela que se obteria com a mesma exposição no Mercado à Vista, usufruindo da alavancagem associada a estes produtos.

Estes produtos têm liquidação financeira. Assim, na data de vencimento há lugar a pagamento de uma quantia monetária que reflecte a diferença entre o preço inicial do futuro e o preço do ativo subjacente (neste caso, índice) na maturidade.

O uso de produtos derivados deve ser cuidadosamente considerado pelos investidores, uma vez que são instrumentos mais complexos que as ações.